Case: Colégio Atenas investe na formação integral dos alunos com a ajuda do Líder em Mim

Instituição de Chapadão do Sul (MS) relata como superou desafios de convivência e protagonismo estudantil com o programa de educação socioemocional

Desde sua fundação, em 1996, o Colégio Atenas, de Chapadão do Sul (MS), tem entre seus princípios o compromisso com a educação de qualidade e com a formação integral dos alunos. Porém, em 2016, diante de desafios crescentes relacionados ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes, a instituição encontrou no programa Líder em Mim (LEM) uma solução.

“Por muito tempo, os pais vinham buscando a ajuda da escola para resolver conflitos familiares e de convivência entre os filhos e colegas. Nós, da escola, também começamos a sentir a necessidade de encontros de formação com os adolescentes”, explica Adriane Nagel Sancandi, diretora da instituição.

Conheça, a seguir, a trajetória do Colégio Atenas e como a implementação do LEM tem contribuído para o sucesso da instituição.

Origem e adoção do programa

O Colégio Atenas nasceu com um objetivo claro na época que foi criado: oferecer uma educação de excelência para evitar que os jovens da cidade precisassem se deslocar para centros maiores. Fundado inicialmente como Instituição Integrada de Ensino de Chapadão do Sul, foi inaugurado com o nome atual em 1998.

“A partir daí, centenas de alunos passaram pelo colégio, em busca de formação acadêmica e para a vida”, conta Adriane. Hoje, sua missão é “transformar pessoas para melhorar o mundo”, e seus valores principais são ética, integridade e igualdade.

Nos anos que antecederam a adoção do LEM, a escola enfrentava dificuldades frequentes no dia a dia. “Falta de empatia, compromisso, compreensão e respeito eram situações comuns e diárias”, lembra a diretora. “As estratégias que usávamos não chegavam ao entendimento e compreensão dos alunos.”

Foi em 2015, durante um evento do Sistema Anglo, que o Colégio Atenas conheceu o Líder em Mim. A proposta do programa chamou a atenção da equipe pedagógica pela maneira como abordava a formação socioemocional adaptada à realidade dos alunos. “Após avaliação do material, percebemos que tinha o formato e a linguagem que, por muito tempo, estávamos buscando. A adesão da equipe gestora foi unânime”, ressalta Adriane.

Implementação do programa e desafios

A chegada do programa em 2016 foi marcada por entusiasmo, mas também trouxe desafios. “Alguns colaboradores tiveram dificuldades de aceitação e para colocá-lo em prática. Mas, aos poucos, os líderes do grupo mais entusiasmados começaram a influenciá-los”, relata a diretora.

O treinamento intensivo foi essencial para superar os obstáculos e adaptar o vocabulário do programa às práticas já existentes na escola. A implementação foi marcada por um forte símbolo: no dia 24 de fevereiro de 2016, um ipê, símbolo do Mato Grosso do Sul, foi plantado como a “Árvore do Líder em Mim”.

Segundo a diretora, desde a adoção do LEM, o Colégio Atenas testemunhou uma verdadeira transformação na comunidade escolar. “A partir de então, nossa escola sentiu-se mais segura e amparada para que pudéssemos dar aos pais a devolutiva que tanto nos pediam: ajudar a educar seus filhos para a vida, não só na perspectiva acadêmica.”

Entre os benefícios observados estão o aumento da liderança, autonomia, empatia e protagonismo dos estudantes. “Nossos alunos nos surpreendem sempre, e a dedicação dos professores em mostrar essa evolução é impressionante. Temos verdadeiros líderes em ação e, juntos com as famílias, o processo é muito mais gratificante, pois os pais acreditam no nosso trabalho e na capacidade de seus filhos.”

Um legado em constante evolução

Os impactos são comentados pelas famílias. Uma mãe declarou: “O Líder em Mim, enquanto família, leva nossos filhos a terem controle emocional, uma rotina diária saudável e uma autoestima elevada com consciência e com coerência.”

Para Adriane, o programa é uma ferramenta indispensável para qualquer instituição que deseja ir além do ensino tradicional. “O LEM é fácil de aplicar, de entender e de vivenciar. É acessível para todos, além de ser dinâmico e eficaz.”

Quer saber mais como oferecer uma formação integral e trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes? Então, conheça o Líder em Mim, presente em mais de 70 países e 700 escolas por todo o Brasil! Entre em contato conosco e seja uma instituição parceira!

Veja também:

Compartilhar:

Conteúdos relacionados

Cidadania e responsabilidade social: como promover esse debate com os alunos?
Saúde e bem-estar dos professores
Como ajudar as crianças na resolução de conflitos e na tomada de decisões

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER