A autogestão está diretamente ligada a uma liderança eficaz, tanto do outro quanto da sua própria vida. Dentro do ambiente profissional, por exemplo, pode ser definida como uma nova maneira de gerir colaboradores, para que tenham um papel relevante na tomada de decisões da empresa, ampliando seu campo de atuação com mais autonomia. Porém, a autogestão também pode ser aplicada à vida pessoal, relacionada a como cada indivíduo se compromete e responsabiliza pela gestão de sua rotina. Nesse contexto, não se pode deixar de citar a autogestão emocional, que diz respeito ao amadurecimento do indivíduo em relação a como lidar com estímulos e gatilhos emocionais, passando a agir de forma cada vez mais madura para gerenciar suas emoções.
Tanto no campo profissional quanto pessoal ou mesmo emocional, a autogestão ajuda a criar um panorama de quais ações devemos tomar, visando quais resultados. Aplicar esse pensamento ao período extremamente corrido do final de ano auxilia principalmente na gestão de tempo e controle da impulsividade, segundo Fabiana Santana, assessora pedagógica do Programa Líder em Mim. “Planejar tarefas, relacionar despesas e descartar o que não é útil na rotina diária ajuda a ter uma priorização sobre o que realmente é importante e faz com que se tenha uma visão ampla sobre o todo, o que ajuda na gestão dos estímulos e gatilhos emocionais que, principalmente nessa época, aparecem muitas vezes como uma avalanche para quem não está com visão e propósitos claros.”
Pensando nesse período de festas e finalização de 2023, Fabiana traz dicas e estratégias de como lidar com o estresse e a correria, estabelecendo metas saudáveis e alcançáveis para garantir a satisfação e produtividade.
Autogestão: como combater o estresse de fim de ano
É normal que as pessoas se sintam mais estressadas no período que antecede as festas; são muitas tarefas e expectativas, e o que mais falta é tempo para fazer tudo que se espera, principalmente quando falta planejamento.
Ao pensar nas metas tanto para o final de 2023 quanto para o início de 2024, Fabiana aconselha que seja criado um sistema de metas e objetivos que auxiliem na mensuração dos resultados desejados. “Deixar os dias passarem sem nenhum planejamento é navegar contra a maré e, consequentemente, estar conformado com os resultados que virão, sejam eles quais forem.”
Pensando nisso, Fabiana traz algumas ações estratégicas que podem ajudar na organização e na autogestão para quem deseja um final de ano menos estressante:
- Pare e pense
Não saia agindo como se fosse o fim do mundo, pois é só o fechamento de mais um ano. Tirar um momento para planejar esse período é fundamental para se ter clareza de ações e mensuração das consequências dessas ações.
- Tenha um Objetivo em Mente
Ter clareza do que se quer fazer e do que é necessário fazer, o que é dispensável ou indispensável, ajuda a estabelecer foco nas tarefas previstas e manter a estabilidade emocional.
- Faça primeiro o mais importante
Estabelecidas as tarefas, mudanças e adaptações na rotina a serem feitas, foque os esforços naquilo que realmente trará resultados e não será um fator de esgotamento emocional. Saber dizer “não” para algumas coisas que não são prioridades pode dar um impulso produtivo para o que realmente importa.
- Tenha uma planilha de gastos
Ter consciência das entradas previstas e saídas necessárias ajuda a focar melhor no que realmente é preciso fazer em relação a gastos. Uma projeção que leve em conta o próximo semestre ajuda a evitar dívidas em muitas prestações no cartão de crédito, por exemplo.
- Utilize a ferramenta “Círculo de Controle e Influência”
Ter consciência sobre o que está e não está no seu círculo de controle, o que depende de você e o que não depende, ajuda a ter aquele momento de “respirar” para tomar fôlego e continuar focado no que realmente é importante. Ter essa clareza ajuda na manutenção dos sentimentos. Reserve um tempo para você, coloque alguns limites e, se preciso for, faça algumas adaptações, mas não perca o foco do que realmente é importante.
- Faça um controle de tarefas
Organizar e criar um controle, seja por planilha, à mão ou por aplicativo, das tarefas diárias e semanais, com base nas metas estabelecidas (seguindo as dicas acima). O importante é que seja de fácil visualização e entendimento, e te ajude a construir uma rotina com hábitos que melhorem o foco e concentração, assim como o estímulo ao melhor desempenho.
- Envolver a família no planejamento
É importante envolver a família tanto nos planejamentos, quanto na execução das ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas, além de deixar claro a definição das funções e ações de cada um dos que estão envolvidos. Assim, todos tomam conhecimento de suas responsabilidades.
O Programa Líder em Mim traz um grande diferencial à sociedade com um todo, uma vez que trabalha com o modelo VER/FAZER/OBTER, trazendo paradigmas eficazes para uma liderança que emerge de dentro para fora não só dos estudantes, como de toda a comunidade escolar, para o desenvolvimento de habilidade socioemocionais que vão de encontro com os conceitos necessários para uma boa autogestão.
Quem participa desse programa é levado a refletir sobre as diferentes formas de enxergar as situações ao seu redor (VER), mudar comportamentos e reações (FAZER) e, assim, alcançar resultados satisfatórios (OBTER) mesmo em épocas estressantes e atarefadas como o fim de ano. Esse modelo cria novos paradigmas, práticas efetivas e resultados reais e duradouros, transformando os participantes principalmente nos quesitos liderança, cultura escolar e resultados acadêmicos.