Saiba quais são os tipos de liderança e liderança escolar e conheça sua importância!
Você sabe o que é liderança e quais os principais tipos de liderança? Ela está relacionada à capacidade de guiar e inspirar as pessoas para atingirem determinados objetivos. Trata-se de uma habilidade que envolve motivação e inspiração, pois é por meio de seu comportamento e de suas atitudes, mais do que por suas palavras, que o líder dá o exemplo.
A liderança pode ser desenvolvida ao longo da vida, e há vários tipos de liderança, como a autocrática, a democrática, a transformacional e a transacional. No ambiente escolar, por exemplo, a liderança é uma habilidade fundamental para o sucesso da gestão escolar e para o avanço da aprendizagem dos alunos.
Neste post, vamos explicar o conceito de liderança, explorar seus diversos tipos, definir o que é liderança escolar e destacar sua importância e suas diversas formas. Confira!
O que é liderança
Liderança pode ser definida como a capacidade de um indivíduo em influenciar as ideias e as ações de outras pessoas. Para isso, o líder deve reunir habilidades como escuta ativa, empatia, comunicação, resolução de conflitos e tomada de decisões.
O líder deve ajudar a equipe a se desenvolver continuamente, reconhecendo as dificuldades e os pontos fortes de cada membro do grupo, delegando tarefas de forma estratégica e motivando todos a darem o seu melhor.
No contexto educacional, a liderança tem um papel-chave. Professores, por exemplo, devem exercer sua liderança para inspirar, motivar e orientar os alunos, não apenas no processo de ensino e aprendizagem, mas também na construção de valores como autogestão, responsabilidade e respeito. A própria liderança é uma habilidade a ser desenvolvida pelos estudantes, para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.
Principais tipos de liderança
Há diversos estilos de liderança, cada um com características e traços próprios. Entre os principais estão:
Liderança transformacional
Esse tipo de liderança busca mudanças e transformações, lidando com expectativas altas e desafiadoras e estimulando as pessoas a se superarem e atingirem o máximo de seu potencial. O líder transformacional é comprometido com os objetivos organizacionais e busca incentivar a mentalidade de crescimento da equipe e capacitá-la para inovar sempre.
Liderança transacional
Baseia-se numa relação de troca, como em uma transação, e foca nas relações interpessoais. Por exemplo, o líder dá as orientações à equipe e, conforme a sua entrega, cada membro é avaliado. No ambiente escolar, a liderança transacional pode ser útil para alcançar determinados resultados, mas tende a privilegiar tarefas em detrimento da inovação.
Liderança autocrática
Consiste em um tipo de liderança mais centralizadora, rígida e autoritária, em que o líder toma as decisões sem consultar ou envolver os membros da equipe. A criatividade não é valorizada, havendo pouco espaço para questionamentos e a discussão de ideias entre a equipe. Esse tipo de liderança pode garantir rapidez em decisões importantes, mas pode limitar o engajamento e gerar desmotivação a longo prazo.
Liderança democrática
O líder democrático dá voz aos colaboradores, considera os erros parte do processo de aprendizagem e cria um espaço de participação. Valoriza o bom relacionamento entre os membros do grupo e leva em conta a opinião do grupo antes de tomar decisões. Essas atitudes costumam motivar a equipe e gerar níveis mais altos de satisfação.
Liderança carismática
Líderes carismáticos geram admiração, respeito e confiança e sabem se comunicar de forma clara com seus colaboradores. Costumam compor times eficientes e duradouros. No entanto, como essa liderança depende muito da personalidade do líder, a ausência dele pode desestruturar a equipe.
Liderança técnica
Esse tipo de líder procura inspirar o time por meio de seus conhecimentos técnicos, experiências na área e domínio do assunto. Ao atingir metas e ter sucesso nos projetos, conquista o reconhecimento e o respeito da equipe.
O que é liderança escolar
A liderança escolar cuida do gerenciamento das principais atividades que dizem respeito à escola. Isso envolve tanto a definição de sua missão e seus objetivos, como os processos cotidianos do espaço escolar, sejam eles da esfera pedagógica, institucional ou financeira. Em geral, há um diretor ou gestor responsável que lidera esse processo, com o apoio de diretores assistentes, supervisores, orientadores e coordenadores pedagógicos.
Para ajudar os gestores escolares no exercício da sua função, a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar define alguns parâmetros. O documento foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2021, e aguarda homologação do Ministério da Educação (MEC).
Segundo a Matriz, entre as competências gerais do diretor escolar estão, entre outras:
- construir coletivamente o projeto pedagógico da escola, exercendo liderança transformacional e focada em objetivos bem definidos;
- assegurar o cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- valorizar o desenvolvimento profissional de toda a equipe escolar;
- buscar soluções inovadoras e criativas para aprimorar o funcionamento da escola;
- integrar a escola com outros contextos, incentivando a parceria com as famílias e a comunidade.
Ainda de acordo com o documento, as competências específicas do diretor escolar devem se dar em quatro dimensões:
- político-institucional: liderar a gestão da escola, engajar a comunidade, implementar a gestão democrática e responsabilizar-se pela organização escolar;
- pedagógica: conduzir o planejamento pedagógico e coordenar a gestão curricular e os métodos de aprendizagem e de avaliação;
- administrativo-financeira: zelar pelo patrimônio e espaço físico da escola e gerir os recursos financeiros;
- pessoal e relacional: apoiar as pessoas, dar suporte para o seu desenvolvimento profissional, saber se comunicar e lidar com conflitos.
Veja também:
- Educação integral: conceito, características e objetivo
- Estreitando as relações entre família e escola
Importância da liderança escolar
A liderança dos diretores escolares constitui um elemento determinante para a melhoria da qualidade educacional. Segundo a publicação “Liderança escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a liderança escolar é o segundo fator intraescolar com maior incidência sobre a melhoria da educação, superada apenas pelos docentes.
O estudo aponta que o impacto da liderança escolar se baseia na capacidade dos diretores escolares de influenciarem de maneira positiva o trabalho coletivo que diariamente se realiza na educação para formar as novas gerações.
“A liderança do diretor escolar se expressa de diferentes formas. Desde a busca por um projeto educacional que inspire e motive a comunidade educacional até o suporte adequado para alcançar um ensino de melhor qualidade dentro das salas de aula. Também passa pela organização bem-sucedida de instâncias coletivas de trabalho docente ou pelo incentivo à participação geral dos diferentes atores na vida escolar”, diz o documento.
Tipos de liderança escolar
Além das formas citadas anteriormente, que podem se aplicar ao contexto educacional, outros tipos de liderança escolar são:
Liderança gerencial
Tem como fonte de influência o poder de sua posição ou função combinado a políticas e procedimentos formais. Seu principal foco não está no propósito da educação, mas nos processos gerenciais e na execução de funções e tarefas de forma eficiente.
Liderança instrucional
Também denominada de liderança pedagógica, liderança curricular ou liderança para a aprendizagem, a liderança instrucional relaciona a liderança à aprendizagem. Especialistas apontam que a liderança instrucional tem um impacto superior a qualquer outro tipo de liderança sobre os resultados estudantis.
Liderança moral
Possui ênfase na integridade: considera-se que a liderança é fundamentada nos valores, nas crenças e na ética dos líderes. Eles devem ser modelos de comportamento por meio de ações que comunicam a visão e a missão da escola e fundamentam o processo decisório.
Liderança compartilhada ou distribuída
Esse tipo de liderança reconhece a influência e a autoridade onde quer que ela esteja dentro de uma organização e não apenas por meio de uma posição formal ou de uma função. Ela pode emergir a partir de um grupo ou rede de indivíduos, na qual os membros reúnem seus conhecimentos.
Liderança docente
Para que a liderança docente ocorra, é necessário que o diretor e a equipe de gestão formal incentivem uma abordagem de liderança compartilhada. Também é preciso haver uma cultura colaborativa, com tomada de decisão participativa.
Liderança contingencial
O modelo contingencial, em vez de adotar uma abordagem única, reconhece a natureza diversificada das realidades escolares e as vantagens de adaptar o estilo de liderança à uma situação particular.
Essa abordagem pressupõe que o mais importante é como os líderes reagem às circunstâncias organizacionais singulares ou aos problemas de cada instituição. Também considera que o contexto educacional é complexo e imprevisível demais para que se possa adotar uma única abordagem para todos os eventos e questões.
Qual a diferença entre liderança escolar e gestão escolar?
Para esclarecer essa dúvida, o relatório da Unesco aponta que gestão e administração escolar indicam processos gerenciais que mantêm o equilíbrio das organizações, como planejamento, organização, coordenação e controle. Já liderança diz respeito a funções relacionadas à mudança, como estabelecer uma visão e metas para a escola, além de motivar as pessoas a avançarem em direção à sua realização.
Tony Bush, professor de liderança educacional na Universidade de Nottingham (Reino Unido), aponta, no documento, que “liderança se relaciona, sobretudo, a valores e propósitos; ao passo que gestão compreende execução e questões técnicas”. Ou seja, enquanto a liderança consiste em “o que”, a gestão consiste em “como”.
O quadro comparativo a seguir resume as diferenças entre liderança e gestão:
Liderança | Gestão | |
Foco | Valores e propósitos | Execução e eficiência |
Poder | Influência | Autoridade |
Estrutura | Fluido | Hierarquia |
Processos | Aberto e fluido | Técnico-racional |
Responsabilização | Multidirecional | Vertical |
Alocação de trabalho | Distribuição | Delegação |
Relações | Transformacional | Transacional |
Fonte: Unesco/ Bush (2019)
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