As habilidades socioemocionais têm sido cada vez mais discutidas e valorizadas em todas as esferas. A maneira como nos conectamos e lidamos com as emoções reflete tanto em nosso processo de autoconhecimento quanto na forma como interagimos com o mundo.
Vamos explorar o tema e analisar como o desenvolvimento das competências podem trazer benefícios em diversas áreas da vida.
O que são as habilidades socioemocionais
As habilidades socioemocionais constituem um conjunto de competências que promovem desenvolvimento intrapessoal e interpessoal. Dentro desse contexto englobam uma série de dimensões que, em conjunto, promovem uma melhoria significativa na forma como nos relacionamos com nós mesmos e com o outro.
Apesar de consideradas fundamentais, durante um período, o desenvolvimento dessas competências foi colocado em segundo plano. A rápida expansão e avanço da tecnologia, diante de um mercado cada vez mais globalizado, colocou como foco o desenvolvimento das habilidades técnicas.
No entanto, as consequências desse desequilíbrio passaram a impactar diretamente em todas as esferas tanto individuais como coletivas. Isso refletiu negativamente nos processos de comunicação e interação, impactando nas relações sociais.
Existe diferença entre habilidades e competências socioemocionais?
Sim, existe diferença, mas elas estão interligadas. Para que as competências sejam desenvolvidas, é necessário que uma série de habilidades sejam trabalhadas. De acordo com o manual de implementação de educação socioemocional disponibilizado pelo MEC, é possível dizer que: as competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que ajudam você a pensar, sentir e se relacionar melhor consigo mesmo e com os outros. Elas são baseadas em conhecimentos e atitudes que permitem:
- Entender e gerenciar emoções: aprender a reconhecer e controlar suas emoções de maneira saudável. Isso ajuda a lidar com situações estressantes e a manter o equilíbrio emocional.
- Estabelecer e alcançar objetivos positivos: definir metas claras e trabalhar para alcançá-las, isso auxilia a manter o foco e a motivação.
- Sentir e mostrar empatia pelos outros: compreender e compartilhar os sentimentos das pessoas ao seu redor.
- Estabelecer e manter relacionamentos positivos: construir e nutrir conexões saudáveis e duradouras contribui para construir conexões significativas.
- Fazer escolhas e tomar decisões responsáveis: tomar decisões conscientes e responsáveis que beneficiem você e os outros.
Quais são as principais habilidades socioemocionais?
Separamos aqui algumas das principais habilidades socioemocionais, veja:
Empatia
É uma habilidade essencial para a construção de relacionamentos saudáveis. Ouvir atentamente, buscar compreender a perspectiva do outro e demonstrar respeito são práticas que favorecem as relações sociais.
Resiliência
É a capacidade de um indivíduo se ajustar e se recuperar de adversidades, traumas, tragédias, ameaças ou fontes significativas de estresse. Essa habilidade permite que mesmo diante de situações complexas o indivíduo encontre maneiras de enfrentar os desafios e se reestabelecer.
Comunicação
A capacidade de se expressar claramente, compreender o que o outro diz e resolver conflitos melhora consideravelmente as relações. A troca eficiente de ideias e informações promove a cooperação e estimula o trabalho em equipe.
Proatividade
É uma característica comportamental que se manifesta na capacidade de antecipar e agir preventivamente diante de possíveis problemas ou oportunidades, ao invés de simplesmente reagir aos eventos após sua ocorrência. Indivíduos proativos são aqueles que tomam a iniciativa, assumem responsabilidades e buscam soluções antes que as situações se transformem em problemas.
Pensamento Crítico
Envolve a capacidade de analisar, avaliar e sintetizar informações de maneira lógica e objetiva. Identificar vieses, considerar diferentes perspectivas e utilizar evidências para tomar decisões são indispensáveis para a resolução de problemas complexos.
Qual o papel das habilidades socioemocionais na educação?
As habilidades socioemocionais são essenciais na educação, pois promove o desenvolvimento integral dos estudantes. Entre os benefícios estão a melhoria no desempenho acadêmico e a redução de problemas comportamentais e de saúde mental, como depressão e ansiedade.
Podemos apontar também a diminuição dos índices de violência e bullying, por isso, desenvolver as habilidades socioemocionais desde a infância contribui com um ambiente escolar mais seguro e colaborativo. A longo prazo, essas habilidades influenciam positivamente o mercado de trabalho.
Cabe mencionar, também, que a educação socioemocional está alinhada com a proposta de Educação para o Século XXI e o ensino integral da UNESCO, preparando os estudantes para serem cidadãos globais, conscientes e responsáveis.
“Devemos fomentar a cidadania global. Educação envolve mais do que alfabetização e habilidades básicas de matemática, também envolve a coletividade de cidadãos. A educação deve assumir totalmente seu papel essencial em ajudar pessoas a construir sociedades mais justas, pacíficas e tolerantes”. Ban Ki-moon (Secretário Geral da ONU em set de 2012)
Como as escolas podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais?
As escolas podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais de várias maneiras:
- Formações constantes e vivências práticas: É importante haver formações constantes sobre habilidades socioemocionais para os educadores, acompanhadas de oportunidades de vivência dessas habilidades. Isso permite que os professores desenvolvam essas competências em si e, consequentemente, nos alunos.
- Criação de vínculos emocionais: estabelecer um vínculo emocional saudável entre professores e alunos facilita a construção do conhecimento. Educadores que demonstram respeito, empatia e autenticidade, sem recorrer ao autoritarismo, contribuem para um ambiente de aprendizagem mais positivo.
- Participação ativa dos alunos: permitir que os alunos participem ativamente na construção e organização das regras, eventos e processos escolares, dá voz a eles, estimulando seu protagonismo e sentimento de pertencimento.
- Papéis de liderança: cada aluno pode ter um papel específico para atuar e colaborar com o sucesso do grupo, distribuindo responsabilidades e aproveitando suas potencialidades.
- Conta bancária emocional: assim como em uma conta financeira, onde depósitos e retiradas afetam o saldo, na conta bancária emocional, as interações positivas e negativas influenciam o nível de confiança e a qualidade do relacionamento.
- Depósitos: São ações e atitudes positivas, como gentileza, reconhecimento, apoio e respeito. Esses “depósitos” aumentam o saldo emocional, fortalecendo a confiança e o vínculo entre as pessoas.
- Retiradas: São comportamentos negativos, como agressões, desrespeito, críticas destrutivas e falta de reconhecimento. Essas “retiradas” diminuem o saldo emocional, enfraquecendo a confiança e prejudicando o relacionamento.
- Autoavaliação constante: realizar autoavaliações frequentes, tanto individuais quanto coletivas, para identificar e celebrar conquistas e traçar planos para melhorias.
- Prevenção em vez de correção: trabalhar pela prevenção das questões emocionais, estudando o perfil da turma, identificando fragilidades e propiciando situações para trabalhar essas fraquezas antes que se tornem problemas.
- Autocuidado dos educadores: incentivar os professores a cuidarem de sua saúde física, mental, espiritual e emocional. Um professor saudável é mais capaz de contribuir para o bem-estar e desenvolvimento dos alunos.
- Confiança mútua: desenvolver a confiança mútua entre professores e alunos, pois a confiança é fundamental para que os alunos vejam os professores como modelos a serem seguidos.
Integrar o desenvolvimento de competências socioemocionais ao ambiente escolar proporciona um ambiente de aprendizado mais abrangente e contribui indiscutivelmente para a formação integral do estudante.