Ferramenta permite que instituições parceiras do programa Líder em Mim compartilhem boas práticas e realizam projetos em conjunto
No cenário educacional contemporâneo, a necessidade de compartilhar boas práticas entre as escolas, principalmente em um âmbito global, é cada vez mais evidente. A diversidade de colaboradores pode gerar ideias e soluções diferentes para problemas comuns, sendo possível aproveitar o que há de melhor em outras culturas. Portanto, a troca entre instituições internacionais pode ser vista como a chave para o aprimoramento contínuo da educação.
Nesse contexto, o Programa Líder em Mim (LEM) emerge como uma solução que visa o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos e de toda a comunidade escolar. Ele dá suporte às escolas para que possam incentivar o protagonismo dos estudantes, para que tenham autonomia e confiança para realizarem suas escolhas e lidarem com os desafios do mundo atual.
A solução é inspirada no livro de Stephen R. Covey denominado “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. Segundo o autor, esses hábitos não são simplesmente técnicas de autogerenciamento. Cada um deles é baseado em princípios éticos e valores que, quando internalizados e praticados, podem levar a resultados mensuráveis, como relacionamentos mais saudáveis e uma vida mais equilibrada e significativa. No Programa Líder em Mim, os conceitos são adaptados à realidade educacional brasileira, com foco no desenvolvimento das habilidades de liderança, autoconhecimento, empatia e responsabilidade.
O sexto hábito da lista é “criar sinergia”, o que contempla saber cooperar, trabalhar em grupo e celebrar as diferenças. Na educação, isso é ainda mais importante, uma vez que o processo de construção do conhecimento depende da colaboração de diferentes autores, e a diversidade de pessoas contribui para que se tenha ideias e soluções diferentes para uma mesma questão ou problema. A longo prazo, os estudantes que colocam isso em prática desde cedo também terão vantagens em sua vida profissional, segundo pesquisa desenvolvida pela consultoria em recrutamento executivo PageGroup, a qual mostrou que, na América Latina, o trabalho em equipe é a habilidade comportamental mais valorizada pelos líderes de grandes empresas.
Plataforma internacional
Considerando esse contexto, o Líder em Mim está lançando para as escolas brasileiras o recurso Global Connect, presente na nova plataforma internacional do programa, o Líder em Mim Global. Por meio dessa solução, as instituições parceiras do programa poderão compartilhar boas práticas com as outras escolas associadas, localizadas em mais de 60 países. “Quando as escolas trocam boas práticas, elas se conectam com o mesmo propósito e, juntas, podem cada vez mais enriquecer as competências de liderança dos alunos”, afirma Edy Umada, assessora pedagógica do programa.
Além de se inspirarem nessas iniciativas, as escolas terão a possibilidade de fazer projetos de qualquer componente curricular em parceria com outras instituições. Por exemplo, se uma escola brasileira deseja trabalhar a reciclagem nas turmas do Ensino Fundamental, ela pode fazer isso em conjunto com uma escola de outro país. Dessa forma, o impacto gerado será maior, e os estudantes poderão perceber mais claramente que aquela questão é um problema global. Esse contato com outras culturas aumenta o engajamento das turmas e das famílias, que ampliam o seu repertório de conhecimento, algo tão necessário no século XXI.
Também será possível realizar outras ações, como colocar os alunos em contato com estudantes de escolas de todo o mundo para trocarem informações. O mesmo pode acontecer em relação aos professores, ao compartilharem experiências com outros docentes. “Sempre tivemos compartilhamento de boas práticas como um ponto forte do programa. Mas agora podemos ver o que o mundo inteiro está fazendo. Isso não só nos estimula, mas também serve para entender que o Líder em Mim é baseado em princípios universais”, destacou Marco Antonio Ferraz, assessor da FranklinCovey e diretor de qualidade do programa Líder em Mim para o Brasil, na live de lançamento da plataforma, via YouTube, no dia 29 de abril de 2024.
Visão de mundo
A plataforma Líder em Mim Global (www.leaderinme.com) já era utilizada em alguns países, e a adesão do Brasil aconteceu em fevereiro deste ano. A grande mudança é que agora as escolas brasileiras terão acesso às instituições parceiras internacionais. Os materiais e recursos estarão em português, mas para a comunicação e troca de experiências, a língua utilizada será o inglês. “Estamos dando um passo para a globalização, ampliando nossa visão de mundo e oferecendo isso aos nossos alunos”, reforçou Marco Antonio.
Tendo em vista a facilidade de conexão entre diferentes países, marcada pelo avanço da internet e por viagens cada vez mais rápidas, formar estudantes globais é algo indispensável. Isso consiste em fornecer uma educação que os possibilite exercer plenamente sua cidadania, cientes dos principais conflitos e desafios mundiais, aptos a interagir com diferentes culturas e a pensar de forma ampla, com uma variedade de soluções para seus problemas.
Alessandra Zuanon, gerente pedagógica do programa Líder em Mim, lembra que o programa é o único de aprendizagem socioemocional que conecta as escolas do país com o mundo todo. Segundo ela, as instituições brasileiras têm muita criatividade e despertam interesse. “Essa é uma oportunidade para as escolas mostrarem seu potencial e grandeza para o mundo todo.”
Nesse contexto, é crucial reconhecer a relevância e o impacto de escolas estarem em contato umas com as outras. Isso não apenas fortalece o aprendizado e o desenvolvimento das próprias instituições, mas também enriquece a comunidade educacional global, promovendo a troca de ideias, práticas e inovações. Essa interconexão eleva o padrão de excelência educacional, além de contribuir para a construção de um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e inclusivo em escala internacional.