Conheça o que é a liderança escolar, os tipos e como elas podem elevar o nível da sua escola

A liderança é uma habilidade capaz de influenciar, motivar e guiar pessoas para um lugar comum. Essa capacidade é tão potente que é desejada em diversos âmbitos, como o corporativo, no esporte e também no âmbito educacional, que é justamente o que iremos falar hoje.

Neste artigo queremos abordar a liderança escolar, como um programa socioemocional de sucesso, acreditamos não só na aplicação dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes nos alunos, mas principalmente em quem está à frente da escola.

Abaixo, você irá descobrir tudo sobre a liderança escolar, os seus tipos e como aplicá-la no ambiente escolar, acompanhe!

O que é a liderança escolar?

A liderança escolar pode ser definida como a habilidade de gerir, estimular, motivar, inspirar e conduzir todo o corpo escolar e seus alunos rumo a um objetivo de sucesso. Essa habilidade em prática irá influenciar diretamente a qualidade do ensino e a eficiência administrativa.

O líder escolar não é uma única pessoa, na verdade, o diretor, a coordenação pedagógica, supervisores e orientadores devem estar unidos trabalhando em conjunto para avaliar e direcionar todos os processos que organizam o cotidiano da escola.

No entanto, essa liderança não significa que os gestores escolares devem assumir uma postura rígida, inflexível e autoritária. Pelo contrário, existem diversos tipos de liderança escolar, justamente para atender de forma flexível cada gestor escolar em suas características.

Assim como, de acordo com o MEC, já existe um chamado natural a essa liderança quando se assume uma postura de gestor da educação. Veja mais abaixo!

Quais são os deveres dos líderes educacionais?

De acordo com a autora do livro “Liderança em Gestão Escolar”, Heloísa Luck, existem cerca de 6 tipos de liderança. E todos os membros da equipe de gestão são chamados a exercer a liderança de alguma forma.

Confira a citação abaixo:

“implica ação de liderança, que se constitui na capacidade de influenciar positivamente pessoas, para que, em conjunto, aprendam, construam conhecimento, desenvolvam competências, realizem projetos, promovam melhoria em alguma condição, e até mesmo divirtam-se juntas de modo construtivo, desenvolvendo as inteligências social e emocional.” (pg. 17)

O chamado a essa liderança escolar não é só um convite da autora, o MEC também estabeleceu um conjunto de parâmetros que orientam os gestores educacionais.

No documento Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, os líderes educacionais estão representados devem estar sempre atentos para alguns aspectos, são eles:

Na dimensão político-institucional os líderes devem:

  • Liderar a gestão da escola, desenvolvendo uma visão sistêmica e estratégica;
  • Trabalhar e engajar com e para a comunidade, implementando e coordenando uma gestão democrática na escola;
  • Ser responsável pela escola, coordenando as ações que promovem a segurança no ambiente escolar;
  • Relacionar-se com a administração do sistema/rede de ensino.

Na dimensão pedagógica os líderes educacionais devem:

  • Focar o seu trabalho no compromisso com o ensino e a aprendizagem na escola;
  • Conduzir o planejamento pedagógico e apoiar as pessoas diretamente envolvidas no ensino e na aprendizagem;
  • Coordenar a gestão curricular e os métodos de aprendizagem e avaliação;
  • Promover um clima propício ao desenvolvimento educacional, assim como a inclusão, equidade e a cultura colaborativa.

Na dimensão administrativo-financeira os gestores escolares devem:

  • Coordenar as atividades administrativas da escola;
  • Zelar pelo patrimônio e pelos espaços físicos;
  • Coordenar as equipes de trabalho;
  • Gerir os recursos financeiros da escola.

Na dimensão pessoal e relacional os líderes educacionais devem:

  • Cuidar e apoiar as pessoas, agir de forma democrática e desenvolver a alteridade, a empatia e o respeito;
  • Agir orientado pelos princípios éticos, com equidade e justiça;
  • Saber comunicar-se e lidar com conflitos;
  • Comprometer-se com seu desenvolvimento profissional.

Quais são os tipos de liderança escolar?

É um consenso comum de que o significado de liderança não é estático, ele evolui com o tempo e é imprescindível para cada época das instituições. E é por isso que a Heloísa Luck traçou alguns tipos de liderança com características diferentes.

O que é a Liderança Transformacional

A liderança transformacional é definida por orientar os valores de integridade e confiança. Essa liderança é a responsável por trazer um senso visionário para todos da escola e tende a levar a mudanças nas práticas, processos e na própria organização do trabalho.

Esse é um estilo de liderança que busca inspirar e motivar as pessoas, promovendo mudanças significativas na organização.

Os líderes transformacionais:

  • Inspiram e motivam as pessoas;
  • Incentivam a inovação;
  • Focam no sucesso dos negócios;
  • Estimulam o pensamento intelectual;
  • Consideram individualmente cada pessoa;
  • Compreendem o que precisa ser melhorado;
  • Sabem como fazer as melhorias;
  • Implementam as mudanças com sucesso.

O que é a liderança transacional

O foco da liderança transacional é totalmente interpessoal, ou seja, existe uma troca constante entre as pessoas e há uma crença de que a qualidade das relações interpessoais promove a unidade de toda a organização.

Segundo Lück, a liderança transacional se caracteriza por:

  • Ênfase na troca: O líder transacional estabelece uma relação de troca com os liderados, oferecendo recompensas (como reconhecimento, bonificações ou oportunidades de desenvolvimento) em troca do cumprimento de metas e expectativas.;
  • Foco em resultados: O líder transacional prioriza o alcance de resultados e metas previamente estabelecidas, utilizando recompensas e punições como forma de motivar os liderados a atingirem esses objetivos;
  • Clareza e objetividade: As regras, expectativas e critérios de avaliação são claros e bem definidos, não havendo espaço para ambiguidades;
  • Supervisão e controle: O líder transacional acompanha de perto o desempenho dos liderados, oferecendo feedback e correção quando necessário.

O que é a liderança compartilhada?

Também conhecida como liderança distribuída essa prática tem o foco em compartilhar as decisões e responsabilidades

Diferentes atores da comunidade escolar (diretores, professores, coordenadores, alunos, pais e funcionários) assumem papeis de liderança em diferentes momentos e situações.

Essa abordagem se opõe à visão tradicional de liderança centralizada em uma única pessoa, geralmente o diretor.

Pilares da liderança compartilhada segundo Lück:

  • Distribuição do poder: A liderança é descentralizada, permitindo que diferentes membros da comunidade escolar exerçam influência e tomem decisões em suas áreas de expertise;
  • Colaboração e participação: O trabalho em equipe é incentivado, com a criação de espaços para diálogo, troca de ideias e construção conjunta de soluções;
  • Confiança e respeito: As relações interpessoais são pautadas pela confiança, respeito mútuo e valorização das diferentes perspectivas;
  • Aprendizagem contínua: A liderança compartilhada promove um ambiente de aprendizagem contínua, no qual todos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências.

O que é a coliderança?

Para Lück, a coliderança se configura como um processo de liderança exercido em conjunto por dois ou mais indivíduos que compartilham a responsabilidade pelos resultados e decisões de um grupo ou organização.

No contexto escolar, a coliderança pode ser exercida por diferentes atores, como diretores, coordenadores, professores e até mesmo alunos, que atuam de forma colaborativa e complementar.

Pilares da coliderança segundo Lück:

  • Compartilhamento de poder: A coliderança se baseia na distribuição do poder e da responsabilidade entre os colíderes, que atuam de forma colaborativa e horizontal;
  • Complementaridade de habilidades: Os colíderes se complementam em suas habilidades e competências, unindo forças para alcançar objetivos comuns;
  • Comunicação eficaz: A coliderança exige uma comunicação clara, aberta e transparente entre os colíderes, que precisam estar alinhados em seus objetivos e estratégias.

O que é a liderança educativa?

Para Lück, a liderança educativa se configura como um processo intencional e transformador, que visa promover o desenvolvimento integral dos alunos e o aprimoramento da qualidade da educação.

Essa abordagem se diferencia de outros estilos de liderança, como a liderança transacional ou a liderança autocrática, por se concentrar no ensino-aprendizagem, na participação e no desenvolvimento de todos os envolvidos no processo educativo.

Pilares da liderança educativa segundo Lück:

  • Foco na aprendizagem: A liderança educativa prioriza o sucesso da aprendizagem dos alunos, buscando criar um ambiente escolar favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades;
  • Visão sistêmica: O líder educativo compreende a escola como um sistema complexo e interdependente, que envolve diferentes atores e dimensões;
  • Gestão participativa: A liderança educativa incentiva a participação de todos os membros da comunidade escolar (diretores, professores, alunos, pais e funcionários) na tomada de decisões e na construção do projeto pedagógico da escola;
  • Desenvolvimento profissional: O líder educativo valoriza o desenvolvimento profissional dos professores e demais membros da equipe escolar, oferecendo oportunidades de formação continuada e incentivando a troca de experiências;
  • Inovação e melhoria contínua: A liderança educativa busca constantemente inovar e aprimorar as práticas pedagógicas, com base em evidências e na reflexão crítica sobre a própria atuação.

O que é a liderança integradora?

Para Lück, a liderança integradora se configura como um processo que busca harmonizar e articular os diferentes elementos que compõem o ambiente escolar, visando o desenvolvimento integral dos alunos e a melhoria da qualidade da educação.

Essa abordagem se diferencia de outros estilos de liderança, como a liderança autocrática ou a liderança laissez-faire, por se concentrar na construção de um ambiente colaborativo, participativo e focado em objetivos comuns.

Pilares da liderança integradora segundo Lück:

  • Visão sistêmica: O líder integrador compreende a escola como um sistema complexo e interdependente, que envolve diferentes atores, dimensões e processos;
  • Foco nas relações: O líder integrador valoriza as relações interpessoais, buscando construir um ambiente de confiança, respeito e colaboração entre todos os membros da comunidade escolar;
  • Gestão participativa: A liderança integradora incentiva a participação de todos os membros da comunidade escolar (diretores, professores, alunos, pais e funcionários) na tomada de decisões e na construção do projeto pedagógico da escola;
  • Desenvolvimento profissional: O líder integrador valoriza o desenvolvimento profissional dos professores e demais membros da equipe escolar, oferecendo oportunidades de formação continuada e incentivando a troca de experiências;
  • Foco em resultados: A liderança integradora busca alcançar resultados positivos para a escola, tanto no que se refere ao desempenho acadêmico dos alunos quanto ao desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Qual a importância da liderança escolar?

Estudos sobre o tema revelam que a direção escolar é o segundo fator de maior impacto no aprendizado dos alunos, ficando atrás apenas da qualidade do ensino ministrado em sala de aula.
O Ministério da Educação, com base em pesquisas da área, enfatiza que os gestores desempenham um papel fundamental para o êxito da instituição de ensino.
A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em 2016, divulgou um estudo sobre a relação entre o desempenho dos estudantes e as características da liderança na escola.
O documento ressalta a importância de aprimorar os processos de formação, capacitação, avaliação e seleção dos diretores escolares. Além disso, o relatório aponta a necessidade de lideranças e ambientes colaborativos para otimizar o aprendizado.
E é por isso que se você deseja gerir uma escola de alto nível e desempenho, deve focar não só na qualidade do ensino como no desenvolvimento das 6 lideranças escolares.

Como o programa O líder em Mim apoia não só os alunos como a gestão da escola na liderança?


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda que as escolas, mais do que ensinar os conteúdos tradicionais, desenvolvam a reflexão crítica e o exercício da cidadania em seus alunos, incorporando estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes, e com isso, é possível ter a formação integral dos estudantes.

Com uma metodologia clara e embasada nos 7 hábitos, os alunos e a equipe escolar são levados a refletir sobre formas diferentes de:

  • enxergar as situações (VER)
  • mudando comportamentos (FAZER) e
  • assim conseguem alcançar resultados diferentes e consistentes (OBTER).

No entanto, o programa O Líder em Mim não enriquece somente o dia a dia dos alunos, mas toda a dinâmica de ensino e comportamento da gestão escolar.

O programa de educação socioemocional impulsiona mudanças comportamentais em educadores, crianças e adolescentes, fortalecendo a autoestima e o autoconhecimento para que se tornem protagonistas de suas vidas e da sociedade!

Fale com um especialista e seja uma escola líder em todos os sentidos.

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