Anglo Morumbi torna-se a primeira “Legacy School” do Brasil

Colégio, parceiro do Líder em Mim, recebe certificação internacional por seu legado na formação de lideranças

O Colégio Anglo Morumbi, em São Paulo (SP), tornou-se a primeira “Legacy School” brasileira. Trata-se da primeira instituição fora dos Estados Unidos e a sexta do mundo a receber certificação do Programa Líder em Mim e da FranklinCovey Education por seu “legado extraordinário em liderança”. Isso significa que a escola aplica “os 7 hábitos do Líder em Mim” com excelência, o que a tornou uma grande referência na implantação e na execução do programa.

A premiação foi comemorada no Dia Internacional da Liderança, em 11 de abril. O evento foi transmitido em tempo real, por meio de uma live, para as escolas parceiras do programa, em todo o mundo. Na ocasião, os alunos fizeram apresentações que enfatizaram suas habilidades de liderança, como motivação, capacidade de resolver problemas, oratória, boa comunicação, entre outras.

A equipe pedagógica, por sua vez, mostrou como aplica com excelência todos os pilares do programa, convidando os profissionais presentes a fazerem visitas guiadas nas salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Alessandra Zuanon, gerente pedagógica na SOMOS Educação e primeira assessora pedagógica a trabalhar com o Líder em Mim no Anglo Morumbi, disse que foi uma honra participar da trajetória da escola e do legado que ela está sendo construindo. “Receber oficialmente o título de Escola Legacy é um grande orgulho e um marco na nossa história e da SOMOS Educação”, destacou”.

Para Priscila Gengo, Diretora Pedagógica do Anglo Morumbi, esse reconhecimento é a prova do impacto profundo que a escola está tendo na vida dos alunos, de suas famílias e de toda a comunidade educacional. “Cada aluno é visto como um líder em potencial, cujas ideias e habilidades são não apenas reconhecidas, mas celebradas e desenvolvidas”, afirmou. “A transformação vai além das salas de aula, e os resultados são palpáveis: desde conquistas acadêmicas até habilidades sociais e emocionais que preparam nossos jovens para os desafios do futuro.”

O que significa ser uma “Legacy School”

Para se tornar uma Escola Legacy, o caminho é criterioso e possui diversas etapas. É um reconhecimento da Franklin Covey pelo legado que a escola está construindo durante o seu título de escola Farol. Se uma escola parceira do Líder em Mim, após três anos de implementação do programa, considerar que ela está atingindo um nível maduro da rubrica no trabalho , ela pode pleitear ser uma “Escola Farol”. “Essa certificação resulta de todo um processo, que tem uma série de regras a serem seguidas, e a instituição precisa alcançar determinados padrões”, explica Marco Antônio Ferraz, assessor da Franklin Covey e diretor de qualidade do programa Líder em Mim para o Brasil.

Das mais de 6 mil instituições de ensino que adotam o Líder em Mim em todo o mundo, de 200 a 300 já são Farol. As escolas que se mantém como Farol por sete anos e que são consideradas excepcionalmente boas na aplicação do programa por seus alunos, professores e familiares, no nível sustentável, podem solicitar o reconhecimento de um patamar acima de Farol, que é o Legacy. “Esse nível significa que a escola está deixando um importante legado para toda a comunidade escolar”, aponta Marco. Segundo ele, até então, apenas os Estados Unidos tinham escolas Legacy – em torno de 20 escolas das mais de 2 mil instituições norte-americanas que adotam o Líder em Mim.

Líder em Mim: impactos em toda a comunidade escolar

Durante o evento no Anglo Morumbi, os estudantes receberam os executivos internacionais do Líder em Mim e da FlanklinCovey cantando uma canção, com bandeirinhas dos países, em uma homenagem muito sensível e emocionante. A música foi escrita especialmente para essa data por um ex-aluno da escola, atitude que reforça como os hábitos do programa formam líderes e pessoas confiantes para explorarem suas potencialidades e talentos. “Quando um ex-aluno nosso se dispõe a escrever voluntariamente a letra de uma canção, isso mostra o que a gente representa na vida dele e todo o carinho que ele tem pelo colégio”, ressaltou Priscila.

Estudantes, familiares, funcionários e professores também deram depoimentos sobre como o trabalho da escola com o programa Líder em Mim impactou suas trajetórias. A seguir, confira alguns desses depoimentos:

“O maior legado que deixamos é a transformação da vida dos nossos alunos. Ao ouvi-los, reconhecemos todo o trabalho que fazemos aqui.” Priscila Gengo, diretora pedagógica do Anglo Morumbi

“Agradecemos a possibilidade de as famílias fazerem parte da educação dessas crianças. Nós estamos acompanhando a evolução pessoal e acadêmica do nosso neto, que vem se desenvolvendo maravilhosamente bem. Só a educação realizada de uma forma consistente, como acontece aqui, poderá fazer as coisas mudarem.” Ricardo Ulian, avô do aluno Gabriel Ulian, do Ensino Médio

“Temos um projeto aqui no Anglo Morumbi de arrecadação de lacres de latas de alumínio, que são trocados por cadeiras de rodas para doação a crianças que precisam e não podem comprar. Essa ação não impacta só a vida dessas crianças, mas também o meio ambiente, já que os lacres são reutilizados. Criando sinergia, conseguimos atingir grandes objetivos com maior eficiência.” Sophie Yoniyama, aluna do 8º ano D

“Eu comecei a trabalhar no Anglo Morumbi há 20 anos. Passei pelo marketing, arquivo e recursos humanos até chegar ao departamento financeiro, onde atuo até hoje. Foi aqui, com essa equipe, que eu aprendi, cresci como pessoa e como profissional, desenvolvi outras pessoas, realizei sonhos, ajudei minha família, estudei e prosperei. Os 7 hábitos me ajudaram a priorizar o que é mais importante na minha vida, a ser proativa no meu dia a dia e trabalhar de forma planejada com um objetivo em mente. Procuro sempre ter uma escuta empática e criar sinergia com a equipe. Hoje, o meu filho de 3 anos estuda aqui no colégio, e eu sinto muito orgulho dele fazer parte dessa história. Esse é o legado que eu quero deixar para ele: estar no comando da própria vida e ser proativo, gentil e responsável pela própria felicidade.” Kelly Canales, supervisora administrativa

“Quando comecei a dar aulas no colégio, há seis anos, senti uma energia diferente — desde os porteiros, passando pelos inspetores, a equipe de coordenação e depois com os alunos. Aos poucos, fui entendendo o programa Líder em Mim e me apaixonando. Na época, eu estava quase desistindo de ser educador, porque eu trabalhava em um colégio que não me valorizava e que não compartilhava da visão que eu tenho em relação à educação. Mas, aqui eu me encontrei. Eu tenho muito orgulho dos meus alunos e de pensar que, da mesma forma que aqui eu finquei raízes, eu planto sementes nesses corações, mentes, espíritos e corpos — para pensar nas quatro dimensões da pessoa integral. E eu sou muito feliz e grato por poder trabalhar num lugar que me permite construir essas relações. Então eu posso dizer que o colégio me possibilitou a não desistir do meu verdadeiro dom, o de ensinar.” Natan Fernandes, professor de Língua Portuguesa

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