A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) recomenda que as escolas, mais do que ensinar os conteúdos tradicionais, desenvolvam a reflexão crítica e o exercício da cidadania em seus alunos, incorporando estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes.
Nesse contexto, um dos desafios das escolas é desenvolver nos estudantes as competências socioemocionais propostas pela BNCC, como: empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade. Essas competências estão em sintonia com os sete hábitos do Líder em Mim: proativo, estabelecer metas, priorizar, buscar soluções ganha-ganha, praticar a escuta ativa, promover a sinergia e buscar o autodesenvolvimento.
Ao promover a aplicação prática dos sete hábitos, o LEM contribui para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes, como destaca o assessor pedagógico, Léo Gonçalves:
Proativo
O estudante é capaz de gerenciar os seus pensamentos e suas emoções, desenvolvendo aqui o autoconhecimento e a autonomia.
Estabelecer metas
Significa que o estudante deve ter um objetivo e não dever perder o foco. Aqui, o professor pode trabalhar o comprometimento e a responsabilidade.
Focar no mais importante
É saber se organizar e estabelecer prioridades. O estudante desenvolve a capacidade de se organizar, um processo que contribui para a sua maturidade, responsabilidade e autonomia.
Buscar soluções Ganha-Ganha
O estudante precisa resolver possíveis conflitos de forma que ambas as partes saiam ganhando. Um modelo mental que busca a justiça e o equilíbrio. Desenvolve a ética, a paciência e a empatia.
Compreender para ser compreendido
Entender que a sua biografia não é a solução, as pessoas precisam ser ouvidas com respeito e empatia.
Crie Sinergia
Saber celebrar as diferenças é estimular a criatividade, um ambiente com pensamentos diversos é muito mais rico e estimulante.
Afine o instrumento
A busca pelo equilíbrio entre corpo, cérebro, coração e alma. Buscar a melhoria contínua e a felicidade.