O Líder em Mim (LEM) é um caminho para que os estudantes possam conquistar o sucesso acadêmico, mas, acima de tudo, o pessoal. O programa que tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais e capacitar os estudantes com habilidades de liderança, autoconhecimento, empatia e responsabilidade.
Para isso, o LEM é baseado em sete hábitos que orientam e fortalecem o desenvolvimento pessoal e liderança de estudantes. Hábitos que promovem a educação integral dos alunos, como explica o assessor pedagógico, Léo Gonçalves.
Saiba quais são os hábitos e quais as habilidades são desenvolvidas em cada um deles:
1: Seja proativo
É o ato da escolha, entender que você está no comando dos seus pensamentos e de suas emoções. Cabe ao estudante gerenciar o seu ambiente emocional.
2: Comece com o objetivo em mente
É o hábito da visão, de ter um plano. Ao desenvolver esse plano, o aluno precisa ter foco e comprometimento para conseguir concluí-lo.
3: Faça primeiro o mais importante
É o hábito da integridade e execução: “primeiro o trabalho, depois o lazer”. Desenvolver no estudante a integridade e a disciplina em um trabalho contínuo em que ele vai se tornando cada vez mais independente e maduro.
4: Pense ganha-ganha
É o hábito do benefício mútuo: “todos podem vencer”. É um modelo mental de pensar com abundância e justiça. Não olhar só o meu lado, mas entender que quando todos ganham, a vida fica mais equilibrada. O estudante aprende a não pensar só nele, mas no todo. “Entender que o pensamento da escassez, do ganha-perde, não é solidário,” destaca Léo Gonçalves.
5: Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
É o hábito da compreensão mútua: “ouça antes de falar”. Entender que as pessoas querem e precisam ser ouvidas com respeito e empatia. “A sua biografia não é a solução para os problemas dos outros, tenha a coragem e a consideração de saber ouvir”, destaca o assessor pedagógico.
6: Crie sinergia
É o hábito da cooperação criativa: “junto é melhor”. É saber celebrar as diferenças. Como disse Stephen Covey, que elaborou os sete hábitos: “Se duas pessoas pensam a mesma coisa dentro de uma empresa, uma delas é desnecessária”. Ideias diferentes estimulam a criatividade e isso ocorre quando trabalhamos juntos, com pessoas com visões e opiniões diferentes.
7: Afine o instrumento
É o hábito da renovação: melhoria contínua. A ideia é que antes de tocar um instrumento, o músico precisa afiná-lo. Isso vale para cada pessoa: precisamos estar afinados em pelo menos quatro áreas: física, mental, espiritual e social (corpo, mente, espírito e coração) para que possamos viver bem. “No geral, focamos muito na produtividade sem dar o devido valor as pessoas, esse é um processo contínuo de busca pelo equilíbrio”, conclui Gonçalves.